Notas de Lançamento do CentOS 4.8

1. Traduções

2. Introdução

Bem-vindos ao lançamento do CentOS 4.8. O CentOS é uma Distribuição Linux de Nível Comercial derivada dos fontes fornecidos gratuitamente ao público por nosso Upstream OS Provider (UOP)1.

O CentOS está em total conformidade com as políticas de redistribuição dos fornecedores upstream e tem o propósito de ser 100% compatível com seus binários. (O CentOS altera os pacotes principalmente para remover as marcas e as artes gráficas do fornecedor upstream.) O CentOS é um Sistema Operacional Livre.

O CentOS 4.7 é a oitava atualização da série da distribuição CentOS 4. Ela contém correções de erros, atualizações e novas funcionalidades. Antes de continuar, recomendamos a leitura das notas de lançamento do UOP. O restante deste documento é um adendo a estas notas, e cobre principalmente problemas específicos do CentOS.

3. Problemas Conhecidos

4. Problemas Resolvidos

5. Pacotes e Aplicações

5.1. Pacotes Adicionados pelo UOP

Os seguintes pacotes foram adicionados pelo UOP na versão 4.8:

5.2. Pacotes Atualizados pelo UOP

Os seguintes pacotes foram atualizados pelo UOP na versão 4.8 (comparado à versão 4.7):

5.3. Pacotes Removidos pelo UOP

Os seguintes pacotes foram removidos pelo UOP na versão 4.8:

5.4. Pacotes Disponíveis mas que não estão nas ISOs

Os seguintes pacotes estão disponíveis no UOP, mas não estão em suas ISOs. O CentOS também reconstruiu e tornou estes pacotes disponíveis através do nosso repositório Updates (e não em nossas ISOs). Eles podem ser instalados através do yum:

5.5. Pacotes modificados pelo CentOS

Os seguintes pacotes foram modificados pelo Projeto CentOS. Eles possuíam marcas registradas e logotipos do UOP e estas foram removidas como especificado nas diretrizes do UOP para a redistribuição.

5.6. Pacotes Adicionados pelo CentOS

Os seguintes pacotes foram adicionados pelo CentOS para permitir a atualização através do Yum.

6. Envolvimento da Comunidade

Como um usuário do CentOS existem diversas formas de ajudar com a comunidade CentOS.

6.1. Grupos Especiais de Interesse

O CentOS consiste de diferentes Grupos Especiais de Interesse (SIGs, da sigla em inglês) que unem as pessoas com interesses semelhantes. Os seguintes GEIs já existem:

Nós encorajamos as pessoas à unirem-se a qualquer um destes GEIs ou iniciar um novo GEI, ie.

6.2. Listas de Discussão e Fóruns

Outra forma de ajudar à comunidade é através da resolução de problemas que os usuários enviam para as listas de discussão e para os fóruns.

6.3. Wiki e website

Mesmo como um usuário CentOS inexperiente nós podemos utilizar a sua ajuda, pois nós gostaríamos de saber quais problemas você encontrou, se teve problemas ao encontrar alguma informação específica e como poderíamos melhorar a documentação de forma a torná-la mais acessível. Este tipo de feedback é tão valioso para os outros como teria sido para você, portanto seu envolvimento é necessário para tornar o CentOS ainda melhor.

Então se você quer ajudar e melhorar nossa documentação e wiki, registre-se no wiki e faça parte da lista de discussão centos-docs.

7. Leitura Futura

Os seguintes websites possuem uma grande quantidade de informação para ajudar as pessoas com os seus sistemas CentOS :

8. Agradecimentos

Nós agradecemos a todos os envolvidos por nos ajudar a produzir este produto.

Copyright (C) 2009 CentOS

Manuals/ReleaseNotes/CentOS4.8/BrazilianPortuguese (last edited 2009-09-07 08:28:57 by TimothyLee)