Notas de Lançamento do CentOS 5.1

1. Traduções

Traduções desta notas de lançamento estão disponíveis nos seguintes idiomas :

2. Introdução

Bem-vindo ao lançamento do CentOS 5.1. O CentOS é uma Distribuição Linux de nível Empresarial derivada dos fontes fornecidos gratuitamente ao público por nosso Fornecedor de Sistema Operacional Base1.

O CentOS segue completamente a política de redistribuição do fornecedor Base e objetiva ser 100% compatível com seus binários. (O CentOS altera os pacotes principalmente para remover as marcas e logotipos do seu fornecedor Base.) O CentOS é um Sistema Operacional Livre. O Projeto CentOS agora está aceitando doações utilizando o PayPal, por favor, veja nosso website em http://www.centos.org para maiores detalhes. Todas as doações para este projeto são utilizadas para cobrir custos com largura de banda e desenvolvimento.

O CentOS 5.1 é a primeira atualização para a série da distribuição CentOS 5. Ela contém muitas correções de falhas, atualizações e novas funcionalidades. Antes de ler mais a frente, nós recomendamos a leitura do lançamento do Sistema Base em http://www.centos.org/docs/5/. O restante deste documento é um adendo e cobre principalmente problemas específicos do CentOS.

3. Problemas Conhecidos

4. Problemas Resolvidos

5. Pacotes e Aplicações

5.1. Novos pacotes no 5.1 que não estavam presentes no 5.0

5.2. Pacotes removidos pela Base no 5.1 que estavam presentes no 5.0

5.3. Pacotes modificados pelo CentOS

Nota: Detalhes sobre as alterações podem ser encontradas no log de alterações do pacote. Também é importante ter em mente que a maioria destes pacotes são alterados apenas para remover as impressões da Base, como requerido por seus termos de uso.

5.4. Pacotes removidos do CentOS que estão incluídos na Base

5.5. Pacotes adicionados pelo CentOS que não estão incluídos na Base

6. Envolvimento da Comunidade

Como um usuário do CentOS existem diversas formas que você pode ajudar a comunidade CentOS.

6.1. Grupos de Interesses Especiais

O CentOS consiste de diferentes Special Interest Groups (SIGs) que trazem juntas pessoas com interesses semelhantes. Os seguintes SIGs já existem:

E nós encorajamos as pessoas a fazerem parte destes SIGs ou criarem um novo SIG, ie.

6.2. Listas de Discussão e Fóruns

Outra forma de ajudar a outros na comunidade é pela participação em uma das listas de discussão ou fóruns e ativamente resolver problemas dos usuários e discutir soluções com os outros.

6.3. Wiki e website

Mesmo como um usuário inexperiente do CentOS nós podemos utilizar sua ajuda. Gostaríamos de saber quais problemas você encontrou, se você teve problemas em encontrar alguma informação específica, como você melhoraria a documentação de forma a torná-la mais acessível. Este tipo de retorno é muito valioso para os outros da mesma forma como foi para você, portanto seu envolvimento é necessário para tornarmos o CentOS melhor.

Então se você quer ajudar e melhorar nossa documentação e wiki, registre-se no wiki e assine a lista de discussão centos-docs.

7. Leituras Futuras

Os seguintes websites contém uma grande quantidade de informação para ajudar as pessoas com seus sistemas CentOS :

8. Agradecimentos

Nós agradecemos a todos os envolvidos em ajudar-nos a produzir este produto.


Release Notes for the ISOs

Copyright (C) 2007 CentOS


Manuals/ReleaseNotes/CentOS5.1/BrazilianPortuguese (last edited 2014-04-26 14:17:56 by CleberSouza)