Notas de Lançamento do CentOS 7.0.1406

Última atualização: 24 de Março de 2015

1. Traduções

As traduções desta notas de lançamento estão disponíveis nos seguintes idiomas :

Include: Nothing found for "##begin-translations"!

Include: Nothing found for "##end-translations"!

2. Introdução

Olá e bem-vindos ao primeiro lançamento do CentOS-7. O CentOS é uma distribuição Linux de nível Enterprise derivada dos fontes fornecidos gratuitamente pela Red Hat1.

O CentOS está em total acordo com as políticas de redistribuição da Red Hat e tem a intenção de ter 100% de compatibilidade com seus binários. O CentOS altera os pacotes principalmente para remover as marcas e artes gráficas da Red Hat.

Optamos por não seguir o uso do Códigos de Instalação da Red Hat. Todos os 'canais' estão disponíveis para o administrador do sistema na hora da instalação.

Pela primeira vez, existe um caminho para o upgrade do CentOS-6 para o CentOS-7. Este caminho é suportado apenas para a última versão do CentOS-6 (6.6 na data atual) para a última versão do CentOS-7. Para mais informações sobre os procedimentos para upgrade, por favor, veja esta página. As ferramentas necessárias para esta funcionalidade ainda estão em teste e serão disponibilizadas futuramente. Se você puder ajudar com o teste, por favor, leia esta thread na lista CentOS-Devel e esta entrada da wiki.

Por favor, leia as outras seções antes de tentar uma instalação ou reportar um problema.

3. Mídias de Instalação

Estão disponíveis diversas imagens de instalação do CentOS. A imagem que você precisa baixar depende do seu ambiente de instalação. Todas estas imagens podem ser queimadas em um DVD ou copiadas via dd para um stick de memória USB.

Se você não está certo sobre qual imagem utilizar, selecione a imagem em DVD. Ele permite a seleção de quais componentes você quer instalar.

As imagens live também estão disponíveis, tanto para ambientes de desktop Gnome quanto para KDE. Elas permitem que você teste o CentOS via boot por DVD u by booting from the DVD or stick USB stick. A terceira imagem livecd utiliza o Gnome, e como o nome diz, ela é pequena o suficiente para caber em um CD. Esta imagem não contem o libreoffice. Você também pode instalar o CentOS para o seu disco rígido a partir das imagens live, mas por favor, note que o é instalado no seu disco rígido é exatamente o mesmo que você vê quando usou a imagem live. Para mais flexibilidade na seleção dos pacotes que você gostaria de ter instalado, por favor, utilize a imagem de DVD.

A imagem netinstall pode ser utilizada para realizar a instalação via rede. After iniciar o computador com a imagem netinstall, o instalador perguntará onde ele deveria obter os pacotes a serem instalados.

A imagem everything contém todos os pacotes que estão disponíveis para o CentOS-7, incluindo aqueles que não são diretamente instaláveis do instalador. Se você quer instalar estes outros pacotes, você deve montar a mídia de instalação no sistema instalado após a instalação e copiar ou instalar os pacotes de lá. Para a maioria dos usuários a instalação a partir da imagem de DVD e depois a instalação dos demais pacotes com ”yum install <nome_do_pacote>” é provavelmente mais fácil.

4. Verificando As Imagens de Instalação Baixadas

Antes de copiar a imagem para a sua mídia de instalação preferida você deveria verificar o sha256sum das imagens de instalação baixadas.

Include: Nothing found for "##begin-sha1sum"!

Include: Nothing found for "##end-sha1sum"!

5. Principais Mudanças

Como todo primeiro lançamento, a maioria dos pacotes sofreram alterações e foram atualizados para versões mais recentes. Isto excederia o escopo deste documento para listar a todos. As alterações mais notáveis são:

  • Kernel atualizado para a versão 3.10.0
  • Suporte para Linux Containers
  • Open VMware Tools e drivers para placas 3D nativos
  • OpenJDK-7 como JDK padrão
  • Upgrade Nativo do 6.5 para o 7.0 (como já mencionado)
  • LVM-snapshots com ext4 e XFS
  • Mudança parao systemd, firewalld e GRUB2
  • XFS como o sistema de arquivos padrão
  • iSCSI e FCoE no espaço de kernel
  • Suporte para PTPv2
  • Suporte para placas Ethernet de 40G
  • Suporte para instalações em modo UEFI Secure Boot em hardware compatível

Mais informações podem ser encontradas aqui.

6. Recursos Descontinuados

  • Nenhum, pois este é o primeiro lançamento do CentOS-7.

7. Problemas Conhecidos

Uma lista dos problemas conhecidos pelo upstream podem ser encontradas aqui.

  • Muitas pessoas reclamaram que as interfaces Ethernet não são iniciadas com o novo padrão da ferramenta NetworkManager e precisam ser habilitadas explicitamente durante a instalação. Veja o CentOS-7 FAQ#2.

  • O instalador precisa de pelo menos 406MB de memória para funcionar. Em sistemas com menos de 406MB de memória a instalação irá terminar com um erro fatal. 512MB é o mínimo de memória necessário para o CentOS-7.
  • A instalação do CentOS-7 em uma máquina virtual para VirtualBox em modo UEFI mode em um sistema de arquivos cifrado não funcionado perfeitamente. O sistema instalado não mostrará a pergunta para a frase secreta do volume, a menos que a linha de comando do kernel seja modificada. Veja o relatório do bug para maiores detalhes.

  • Se a sua resolução de tela é de 800x600 ou inferior, partes da imagem exibida na parte inferior durante a instalação são cortadas.
  • O arquivo do EULA no diretório raiz das imagens .iso contém uma afirmação incorreta dizendo que estas imagens deveriam ser utilizadas apenas para teste. O arquivo EULA atualizado e correto pode ser encontrado em /usr/share/centos-release/EULA em um sistema instalado.

  • O VMware Workstation/VMware ESXi permite a instalação de dois adaptadores SCSI virtuais diferentes: BusLogic e LsiLogic. Contudo, o kernel padrão do CentOS 7.0.1406 não inclui o driver correspondente para nenhum deles resultando assim em um sistema não-inicializável se você fizer a instalação em um disco SCSI utilizando o padrão para CentOS Linux. Se você selecionar 'Red Hat Enterprise Linux' como OS, o adaptador para-virtualizado SCSI será utilizado, e funcionará.

  • A barra de rolagem lateral do AlpsPS/2 'ALPS DualPoint TouchPad' não funciona por padrão no CentOS-7. Veja o bug 7403 para o comando que faz este recurso funcionar.

  • No VirtualBox até a versão 4.3.12 a compilação do vBox additions falha. Isto é resolvido a partir da versão 4.3.14. Em hosts Windows parece ainda existir alguns problemas com as versões até a 4.3.16. Após instalar o vBox additions, quando fizer o login no Desktop GNOME resultará em uma tela preta ou a VM morrendo.

8. Problemas Corrigidos

  • Nenhum neste lançamento.

9. Pacotes e Aplicações

9.1. Pacotes modificados pelo CentOS

Include: Nothing found for "##begin-centosmodified"!

Include: Nothing found for "##end-centosmodified"!

9.2. Pacotes removidos do CentOS que fazem parte do upstream

Include: Nothing found for "##begin-centosremoved"!

Include: Nothing found for "##end-centosremoved"!

9.3. Pacotes adicionados pelo CentOS que não fazem parte do upstream

Include: Nothing found for "##begin-centosadded"!

Include: Nothing found for "##end-centosadded"!

10. Códigos-Fontes

Todos os códigos-fontes do CentOS-7 são hospedados agora em git.centos.org.

Códigos-fontes dos RPMs serão também publicados no vault:

11. Como ajudar e ser ajudado

Como um usuário do CentOS existem diversas formas de você ajudar com a comunidade do CentOS. Veja a nossa página Contribute para maiores informações sobre como se envolver.

11.1. Grupos Especiais de Interesse

O CentOS consiste de diferentes Grupos Especiais de Interesse (em inglês, SIGs) que unem pessoas com interesses similares. Os seguintes SIGs já existem:

  • Artwork - cria e melhora a arte gráfica para os lançamentos e promoções do CentOS

  • Promotion - ajuda a promover o CentOS de forma online ou em eventos

  • Virtualization - une as pessoas sobre virtualização no CentOS

Encorajamos as pessoas à unir-sem a quaisquer destes SIGs ou iniciar um novo SIG, e.g.

  • portabilidade para ARM, PPC e i386 - ajudar com a portabilidade do CentOS para outras arquiteturas
  • Compatibilidade de hardware - dar retorno sobre hardwares específicos
  • Empacotamento RPM - contribuir com novos pacotes RPM úteis
  • Tradução - ajudar com a tradução da documentação, website e conteúdo da Wiki

11.2. Listas de Discussão e Fóruns

Outra forma de ajudar ao próximo na comunidade é ajudando aos outros a resolver problemas postados pelos usuários nas listas de discussão e fóruns.

11.3. Wiki e Website

Mesmo como um usuário inexperiente do CentOS nós podemos utilizar a sua ajuda. Porque gostaríamos de saber os problemas que você encontrou, se teve problemas para encontrar informações específicas, como você melhoraria a documentação para que ele se torne mais acessível. Este tipo de retorno é tão valiosa para os outros como foi para você, portanto seu envolvimento é necessário para tornar o CentOS ainda melhor.

Se você quer ajudar a melhorar nossa documentação e Wiki, registre-se na Wiki e faça parte da centos-docs lista de discussão.

12. Leitura Futura

Os seguintes websites contém uma vasta quantidade de de informações para ajudar as pessoas com seus sistemas CentOS:

13. Agradecimentos

Agradecemos a todos os envolvidos por nos ajudar a produzir este produto e gostaríamos de reconhecer especialmente o esforço extra feito pelo Time de QA. Sem eles terem trabalhado por horas e horas não poderíamos ter disponibilizado este Lançamento tão rápido quanto fizemos. Um agradecimento especial vai para a comunidade CentOS, que ajudou muito com o QA-run e TM-hunt públicos. Uma lista mais completa dos contribuidores para este lançamento pode ser encontrada em /usr/share/doc/centos-release/Contributors na sua nova instalação do CentOS-7.

Copyright (C) 2014 The CentOS Project


Manuals/ReleaseNotes/CentOS7.1406/BrazilianPortuguese (last edited 2019-12-09 09:11:13 by anonymous)